Rede SF

Rede / Notícias

14/02/2018

Rede São Francisco
Formação Pedgógica dos Professores

      Os colaboradores da Rede de Escolas São Francisco retornaram ao trabalho nesta quarta-feira de cinzas, dia 14 de fevereiro. Todos os colaboradores (direção, professores e funcionários) das 8 Unidades,  foram acolhidos no pátio central da Sede da Rede de Escola São Francisco, com um delicioso café. Às 9h todos participaram da celebração da Santa Missa no Santuário Nossa Senhora de Fátima presidida pelo  Bispo Auxiliar de Porto Alegre, Dom Adilson Busin e concelebrada pelo Diretor Geral, Pe. José Luiz Schaedler e os demais Sacerdotes que trabalham nas Escolas da Rede, Pe. Inácio Selbach, Pe. Carlos Sebastiany, Pe. Alexandre Griebler, Pe. Lucas Mendes, Pe. Flavio Steffen e o Diácono Luciano da Silva.
     Na homilia, Dom Adilson ressaltou a importância do tempo da Quaresma que inicia nesse dia da 4ª feira de Cinzas. Tempo de fazermos uma reflexão e buscarmos viver não só o jejum de carne, mas um jejum de palavras negativas, de descontentamentos, de raiva, de pessimismo. Refletiu sobre as leituras do dia, sobre a importância de nos doarmos, de vivermos e promovermos a paz e o amor.
     Após a homilia, Dom Adilson, juntamente com os sacerdotes concelebrantes fizeram a unção das cinzas em todos os colaboradores, simbolizando o compromisso de vivermos esse tempo de reflexão e conversão.  
     Em seguida, Dom Adilson fez o uso da palavra falando sobre o Tema da Campanha da Fraternidade. Fez o grupo refletir sobre a Violência: “qual a violência que eu preciso superar?” Lembrou que a violência acontece através do nosso modo de falar e agir. “Deus vê o coração.” Tudo o que fazemos tem consequências, podemos ser promotores da paz, deixando o mundo um pouco melhor por onde passamos.  
     Depois da mensagem de Dom Adilson, o Diretor Geral convidou os diretores para fazerem a apresentação dos novos funcionários e professores que integraram a família São Francisco neste ano de 2018. E, para que todos conhecessem a Direção da Rede foram apresentados os Diretores Pedagógicos, os Administrativos, os colaboradores que exercem funções na Mantenedora, os funcionários da manutenção, limpeza, portaria e os que trabalham mais diretamente com os alunos, coordenação pedagógica e disciplina. Salientou a importância de cada um desses funcionários nas funções que exercem, bem como o respeito e a atenção que devemos ter com todos.  
     Por fim, o padre pediu que todos os professores viessem para frente, foi quando a parte da frente do presbitério lotou de forma significativa e esses foram aplaudidos de pé pelos seus colegas funcionários. Nesse momento Pe. José Luiz enfatizou a importância de cada educador e do compromisso que os mesmos tem, junto a sociedade, junto às nossas crianças, adolescentes e jovens.
     Serão três dias de formação, com intensas atividades pedagógicas, que têm como objetivo, desenvolver projetos integrados na Rede de Escolas São Francisco.
     No período da tarde as atividades continuaram com os professores, que formaram grupos por área de conhecimento para iniciar os planejamentos pedagógicos que vão nortear o ano letivo de 2018.
     Os funcionários dos setores administrativos retornaram às suas Escolas, no turno da tarde, para atender os pais e a comunidade escolar.
     Na quinta-feira, dia 15 de fevereiro, os professores realizarão atividades nas suas respectivas escolas, seguindo com os planejamentos.  Na sexta-feira (16), todos os professores estarão presentes no Colégio Dom Bosco, em Porto Alegre, para participar de uma manhã de palestras a respeito da campanha da fraternidade 2018 com o tema, Fraternidade e superação da violência, tendo como lema: “Em Cristo somos todos irmãos” (Mt 23,8).

 


Sede da Rede de Escolas São Francisco: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879 - Rubem Berta - Cep. 91180.001 - Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3272 3800 - E-mail:
redesf@institutosaofrancisco.com.br