Inst. Edu. São Francisco

Instituto de Educação São Francisco / História SF-Instituto

                    INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO

       Cinquenta anos de história. Uma trajetória marcada não apenas pela formação intelectual dos milhares e milhares de alunos que por ela passaram, mas, sobretudo, pela forja dos mais nobres valores. Impossível é pensar no crescimento da Zona Norte de Porto Alegre sem fazer alusão ao Instituto de Educação São Francisco, ou simplesmente, “O São Francisco”. 
       Seu fundador, Roberto Ludovico Roncato, nascido na cidade de Veranópolis, interior do Rio Grande do Sul, era de uma família simples, ligada a agricultores, profundamente alicerçada na fé cristã. Em 1961, o Padre Roberto Ludovico Roncato fora designado a assumir a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, depois do trágico acidente que vitimou o Pe. Leo Seibel. Padre Roberto fazia germinar em meio às dificuldades da época um espaço voltado ao ensino, objetivando atender a Paróquia do Passo do Feijó, extensa área que circundava o arroio de mesmo nome, abrangendo parte do que é hoje o município de Alvorada (na época, pertencente a Viamão), bem como os bairros Rubem Berta e Sarandi, ambos em Porto Alegre. Sabia que para um real crescimento e autêntico desenvolvimento social era imprescindível que a família tivesse como suporte a Igreja (fé) e a Escola (educação de qualidade).
       Muito diferente da arquitetura moderna e aconchegante de hoje, a primeira Escola São Francisco, então situada no Beco dos Maias, era um chalé de madeira, com duas peças, construído com tábuas de pinho, doadas pela comunidade, sendo que as paredes da escola não possuíam mata-juntas, facilitando às pessoas olharem entre as frestas da parede, por onde também entrava o vento e o frio no inverno. Durante o ano seguinte (1962), a Secretaria de Educação permitiu que a escola funcionasse em caráter “experimental” e não mais provisório como vinha sendo. A Escola foi crescendo, deu frutos, mudou de sede e de nome.
       Com a morte do Monsenhor Roberto, em 07 de junho de 1996, a Direção Geral passou para o Padre José Luiz Schaedler, então pároco do Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A Direção que assumiu, desde cedo, buscou a modernização e melhoria dos espaços. Muitas reformas foram feitas, objetivando, sobretudo, qualificar o ensino. No início de sua gestão, o Instituto de Educação São Francisco recebeu seminaristas, numa importante parceria com a Arquidiocese, a qual rendeu inúmeros frutos positivos do ponto de vista humano e pedagógico. Não diferente foi a parceria entre a Escola e a PUCRS, onde esta última instalou nas dependências do Instituto seu campus Zona Norte. Para aperfeiçoar a oferta de mão de obra, preparando jovens e adultos qualificados para um mercado cada vez mais exigente, foi criado o Centro de Formação Profissional São Francisco.
       Multiplicaram-se, ao longo dos últimos anos, os canais de comunicação entre a Escola e as famílias, reforçando-se a certeza de que a educação é responsabilidade de todos. Com a fundação do Instituto São Francisco- Cachoeirinha (2006), houve a constituição da Rede de Escolas São Francisco, solidificada com a incorporação do São Francisco- Zonal Sul (2008) e do São Francisco – Santa Família (2012).
       Inúmeros foram os reconhecimentos agraciados pela qualidade educacional durante estes últimos anos. Entre eles: 2003 – prêmio Competência; 2007 – prêmio Clave de Sol; 2008 – prêmio Iberoamericano em Excelência Educativa. Contudo, o maior reconhecimento é ofertado pelos nossos estudantes que fazem do Instituto de Educação São Francisco um ambiente fraterno  para aprender e conviver. A Direção Geral, juntamente com seus colaboradores, não medem esforços em aprimorar e qualificar seu quadro funcional a fim de atender nossos educandos de maneira integral. Não basta homens e mulheres com vasto conhecimento se não forem capazes de transformá-los em atitudes sábias na construção de  uma sociedade mais justa e fraterna.
       Uma trajetória tão rica e vitoriosa não pode e nem deve passar sem celebrarmos com aqueles que fazem parte da história do São Francisco. Manifestamos nosso profundo agradecimento ao fundador nesta tão sublime obra educativa, mas, sobretudo, ao atual Diretor Geral, Pe. José Luiz Schaedler e aos inúmeros colaboradores, exímios educadores e educadoras que sustentam com o trabalho diário a credibilidade e fortaleza de sermos uma Rede de Ensino cumpridora de seu lema: “Educando com a Graça de  Deus!”. Neste ano de 2012, nossas atividades convergirão para a comemoração dos 50 anos do Instituto de Educação São Francisco. Resgatando-se a história, valoriza-se o passado e reforça-se a crença no futuro. Parabéns a todos que irão celebrar este ano  jubilar.  Com imensa alegria, agradecemos a Deus e aos que ajudaram e contribuíram no testemunho de uma educação que lançará, ainda mais, os fundamentos para mais 50 anos de história.

Sede da Rede de Escolas São Francisco: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879 - Rubem Berta - Cep. 91180.001 - Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3272 3800 - E-mail:
redesf@institutosaofrancisco.com.br