Rede SF

Rede / História da Rede

 

              REDE DE ESCOLAS SÃO FRANCISCO

     A Rede de Escolas São Francisco é mantida pela Sociedade Beneficente e Educacional São Cristóvão, tem por finalidade criar e manter instituições educacionais e culturais, bem como obras sociais de promoção humana. Oferece um ensino confessional católico, de caráter educativo e filantrópico, que tem como missão: “Educar para o futuro, desenvolvendo a capacidade e a espiritualidade humana, num ambiente seguro e acolhedor.”

ESCOLAS QUE INTEGRAM A REDE:

Instituto de Educação São Francisco - Zona Norte

Instituto São Francisco - Cachoeirinha

Instituto São Francisco - Santa Família

Escola de Ensino Fundamental São Francisco - Santa Fé

Escola de Ensino Fundamental São Francisco - Zona Sul

Escola de Ensino Fundamental São Francisco – Menino Deus

Centro Social São Francisco

 

           INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SÃO FRANCISCO 

     Uma trajetória marcada não apenas pela formação intelectual dos milhares e milhares de alunos que por ela passaram, mas, sobretudo, pela forja dos mais nobres valores. Impossível é pensar no crescimento da Zona Norte de Porto Alegre sem fazer alusão ao Instituto de Educação São Francisco, ou simplesmente, “O São Francisco”. 
    
Seu fundador, Roberto Ludovico Roncato, nascido na cidade de Veranópolis, interior do Rio Grande do Sul, era de uma família simples, ligada a agricultores, profundamente alicerçada na fé cristã. Em 1961, o Padre Roberto Ludovico Roncato fora designado a assumir a Paróquia Nossa Senhora de Fátima, depois do trágico acidente que vitimou o Pe. Leo Seibel. Padre Roberto fazia germinar em meio às dificuldades da época um espaço voltado ao ensino, objetivando atender a Paróquia do Passo do Feijó, extensa área que circundava o arroio de mesmo nome, abrangendo parte do que é hoje o município de Alvorada (na época, pertencente a Viamão), bem como os bairros Rubem Berta e Sarandi, ambos em Porto Alegre. Sabia que para um real crescimento e autêntico desenvolvimento social era imprescindível que a família tivesse como suporte a Igreja (fé) e a Escola (educação de qualidade).
    
Muito diferente da arquitetura moderna e aconchegante de hoje, a primeira Escola São Francisco, então situada no Beco dos Maias, era um chalé de madeira, com duas peças, construído com tábuas de pinho, doadas pela comunidade, sendo que as paredes da escola não possuíam mata-juntas, facilitando às pessoas olharem entre as frestas da parede, por onde também entrava o vento e o frio no inverno. Durante o ano seguinte (1962), a Secretaria de Educação permitiu que a escola funcionasse em caráter “experimental” e não mais provisório como vinha sendo. A Escola foi crescendo, deu frutos, mudou de sede e de nome.
    
Com a morte do Monsenhor Roberto, em 07 de junho de 1996, a Direção Geral passou para o Padre José Luiz Schaedler, então pároco do Santuário Nossa Senhora do Rosário de Fátima. A Direção que assumiu, desde cedo, buscou a modernização e melhoria dos espaços. Muitas reformas foram feitas, objetivando, sobretudo, qualificar o ensino. No início de sua gestão, o Instituto de Educação São Francisco recebeu seminaristas, numa importante parceria com a Arquidiocese, a qual rendeu inúmeros frutos positivos do ponto de vista humano e pedagógico. Não diferente foi a parceria entre a Escola e a PUCRS, onde esta última instalou nas dependências do Instituto seu campus Zona Norte. Para aperfeiçoar a oferta de mão de obra, preparando jovens e adultos qualificados para um mercado cada vez mais exigente, foi criado o Centro de Formação Profissional São Francisco.
    
Multiplicaram-se, ao longo dos últimos anos, os canais de comunicação entre a Escola e as famílias, reforçando-se a certeza de que a educação é responsabilidade de todos. Com a fundação do Instituto São Francisco- Cachoeirinha (2006), houve a constituição da Rede de Escolas São Francisco, solidificada com a incorporação do São Francisco- Zonal Sul (2008), São Francisco – Santa Família (2012), São Francisco – Menino Deus (2015) e a partir de 2017 São Francisco – Gravataí.
    
Inúmeros foram os reconhecimentos agraciados pela qualidade educacional durante estes últimos anos. Entre eles: 2003 – prêmio Competência; 2007 – prêmio Clave de Sol; 2008 – prêmio Iberoamericano em Excelência Educativa; 2011 – prêmio Dirigente Cristão do Ano; 2014 – prêmio Internacional em Excelência Educativa – Puebla/México;  Contudo, o maior reconhecimento é ofertado pelos nossos estudantes que fazem do Instituto de Educação São Francisco um ambiente fraterno  para aprender e conviver. A Direção Geral, juntamente com seus colaboradores, não medem esforços em aprimorar e qualificar seu quadro funcional a fim de atender nossos educandos de maneira integral. Não basta homens e mulheres com vasto conhecimento se não forem capazes de transformá-los em atitudes sábias na construção de  uma sociedade mais justa e fraterna.
     No ano de 2016 a Rede de Escolas São Francisco firmou uma parceria com o Programa Escola da Inteligência, do Dr. Augusto Cury, adotado na Educação Infantil e do 1º ao 5º Ano do Ensino Fundamental. Um Programa inovador que promove a educação emocional e social, desenvolvendo o pensamento crítico, o gerenciamento das emoções, entre outras funções complexas da inteligência. Desenvolve uma educação que não apenas prepara os alunos para os desafios acadêmicos, mas também para os desafios da vida, do mercado de trabalho e das relações interpessoais
    
Uma trajetória tão rica e vitoriosa não pode e nem deve passar sem celebrarmos com aqueles que fazem parte da história do São Francisco. Manifestamos nosso profundo agradecimento ao fundador nesta tão sublime obra educativa, mas, sobretudo, ao atual Diretor Geral, Pe. José Luiz Schaedler e aos inúmeros colaboradores, exímios educadores e educadoras que sustentam com o trabalho diário a credibilidade e fortaleza de sermos uma Rede de Ensino cumpridora de seu lema: “Educando com a Graça de  Deus!”.

        INSTITUTO SÃO FRANCISCO - CACHOEIRINHA

     O Instituto São Francisco Cachoeirinha surgiu através do projeto de expansão na oferta de ensino em regiões que, preferencialmente, ainda não tinham sido contempladas com educação de caráter confessional católico. A credibilidade da marca de ensino São Francisco, a proximidade e parceria com as igrejas locais foram decisivas para a escolha do Município de Cachoeirinha.
    
Desde o início, Pe. Ermelindo Lottermann, então pároco da Igreja São Vicente de Paulo, não hesitou em conceder, juntamente com a diretoria paroquial, a área ao lado da Igreja para edificar mais uma unidade São Francisco. Enquanto as tratativas da construção eram feitas pela mantenedora, pároco  e sua diretoria, cúria metropolitana e equipe  de arquitetos e engenheiros, concomitantemente encaminhava-se a documentação junto aos órgãos de ensino para credenciamento e aprovação.
    
Em 2006, sob iniciativa do Padre José Luiz Schaedler, o Município foi agraciado com mais esta instituição de ensino, a Escola São Francisco Cachoeirinha, contemplando a comunidade com o primeiro estabelecimento de Ensino de Confissão Católica. Seu fundador, com espírito de  liderança e ampla  visão eclesial, oferece a nossa Igreja mais este serviço evangelizador, através da educação que prima pela eficiência e qualidade, despertando nos educandos o desejo de aprender, socializar e construir seus conhecimentos.
    
A Instituição acolheu sua primeira turma, com muito carinho, em 2007, ocupando o espaço do Centro Cultural, localizado ao lado da Paróquia São Vicente de Paulo, por um período de dois anos, até que a construção do novo prédio fosse concluída. A escola iniciou sua trajetória com uma turma de primeiro ano do Ensino Fundamental.
    
Muitos foram os desafios, mas com a Graça de Deus tão logo o sonho foi concretizado. Em 20 de novembro de 2008 foi  inaugurada a nova sede, um prédio com mais de dois mil metros quadrados de área construída. O processo de planejamento e execução do novo prédio levou em consideração os conceitos precursores da arquitetura moderna e sustentabilidade ambiental, atrativo que inspira uma aprendizagem para a ecologia profunda, centrado na pessoa humana e suas relações, oferecendo à comunidade escolar plenas condições para que se desenvolva um trabalho de educação focada  na Filosofia Cristã. Em 2009, mais uma conquista é alcançada pela Instituição, sendo aprovado o credenciamento para a oferta do Ensino Médio. Devido à procura e ao seu reconhecimento junto à comunidade, no ano de 2010, já se inicia a primeira turma do Ensino Médio. A partir desse mesmo ano, a Instituição passa a ser registrada como Instituto São Francisco - Cachoeirinha.
    
Hoje, a unidade São Francisco Cachoeirinha conta com mais de 350 alunos entre as modalidades de Ensino Fundamental e Médio, num ambiente seguro e acolhedor, alicerçado nos valores éticos e cristãos. Possui uma equipe pedagógica e administrativa comprometida com a educação e bem-estar de seus alunos, buscando sempre a satisfação da comunidade escolar.
    
A proposta pedagógica de nossa Unidade de Ensino, bem como de toda a Rede de Escolas São Francisco, preza a formação integral da pessoa humana. Nesta abordagem, trabalhamos os aspectos cognitivos, afetivos, emocionais, sócio-políticos e, principalmente, aspectos éticos e de formação da cidadania. Dentro deste contexto, procuramos oferecer aos nossos docentes uma formação continuada, para que desenvolvam projetos interdisciplinares, em uma organização curricular, desenvolvendo competências, gerando habilidades e enfrentando desafios contemporâneos, sendo capazes de formar seres humanos felizes e  prósperos, “Educando com a Graça de Deus!”.
    
Nosso compromisso é oportunizar aos educandos um “viver e conviver” em sociedade, respeitando a pessoa humana e fortalecendo laços de integração social. Desta forma, o Instituto São Francisco Cachoeirinha, bem como o seu idealizador e fundador, Pe. José Luiz Schaedler, fazem  história neste Município e, portanto, serão lembrados pelos ensinamentos de amor que difundem nesta comunidade, construindo uma base sólida que sustenta os pilares da educação do século XXI, buscando, assim, a solidariedade, o respeito e, sobretudo, a valorização da vida.               

        INSTITUTO SÃO FRANCISCO – SANTA FAMÍLIA

     Uma Instituição de Ensino com mais de um século na prestação de serviço educacional de qualidade e competência; uma Escola de princípios e valores cristãos, num ambiente de convivência e fraternidade, que podemos descrever em duas singelas e profundas palavras: Santa Família. Assim foi alicerçado os fundamentos de uma educação para milhares de estudantes que tiveram o amparo na construção de vidas felizes e prósperas.
    
No ano de 1907, com ímpeto de coragem evangélica, as Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade Cristã, lançaram as bases desta renomada instituição. Teve início com apenas 60 crianças de famílias operárias do Bairro Navegantes. Com profundo zelo missionário, as irmãs cumpriam diariamente o longo trajeto do centro da capital, onde residiam, até o Colégio, tudo para dispensar a cuidadosa missão de educar não só o intelecto, mas, sobretudo o coração.
    
Já em 1911 teve início a construção do primeiro prédio, onde encontra-se a atual edificação da escola. Sua ampliação aconteceu 13 anos mais tarde. Durante os anos seguintes sempre houve grandes desafios que tornaram mais sólidas as esperanças em oferecer uma educação sedimentada nos valores do evangelho, inspiradas nos perenes ensinamentos de São Francisco de Assis e fortificado nos alicerces da Família de Nazaré, assim transformando as tristezas em alegrias, modificando todo desânimo em esperança.
    
Novos horizontes, novos caminhos se abrem para continuar esta belíssima história. A mesma confiança imprimida nos corações de suas diletas filhas por Madre Madalena Damen, fundadora da congregação, acerca da caridade cristã através do carisma educacional, hoje é reavivada plenamente na continuação dos trabalhos pela Rede de Escolas São Francisco.
    
No dia 27 de julho de 2011 iniciaram as tratativas entre a Rede de Escolas São Francisco e as Irmãs Franciscanas, com o objetivo de conhecer a realidade da Escola Santa Família e a possibilidade da parceria do São Francisco para manter a Instituição. No decorrer do mês de julho e durante o mês de agosto foram realizados diversos encontros entre as duas mantenedoras e no dia 13 de setembro de 2011 foi assinado, oficialmente, o Acordo de Cedência com Contrapartida entre a Sociedade Beneficente e Educacional São Cristóvão, Mantenedora da Rede de Escolas São Francisco e a Associação das Irmãs Franciscanas da Penitência e Caridade, Mantenedora da Escola Santa Família.
    
No dia 14 de setembro de 2011 foi realizada a reunião com os professores e funcionários da Escola. Os colaboradores ouviram os motivos que levaram a troca de Mantenedora, afiançando a necessária conjugação de força para retomar e dar continuidade ao projeto de ensino, equacionando, deste modo, o equilíbrio administrativo-financeiro e assim, garantir melhorias na gestão. 
    
No dia 15 de setembro foi realizada a Assembléia com a comunidade escolar. Transparência, clareza e objetividade, assim foram explicadas as razões para a troca da mantença. A opção pela escolha da Rede de Escolas São Francisco, foi informada à comunidade pela confiança, pela credibilidade, pela similaridade do projeto de ensino e, acima de tudo, de saber que mudanças sempre vão ocorrer na história de pessoas e instituições, contudo, jamais serão alteradas as bases que solidificam a finalidade da Escola Católica. A fraternidade, a solidariedade, a Paz e o Bem Querer continuam sendo suporte neste novo caminho: de continuidade, de mudança, de confiança, de educação!
    
O mesmo caráter confessional, o mesmo santo padroeiro, a mesma esperança no projeto de educação integral, nos dá certeza que é possível conjugar numa mesma missão o ontem e o hoje, afinal, formando cidadãos conscientes e éticos que atuam na sociedade com criatividade e competência e educar para o futuro, desenvolvendo a capacidade e a espiritualidade, num ambiente seguro e sadio, constitui propósito da identidade da Escola Católica.  Queremos certificar toda comunidade escolar que nossos trabalhos não serão somente de integração, mas de complementação. Construir em base sólida é edificar com segurança respostas novas para os novos tempos. Fazer parte da Rede de Escolas São Francisco é integrar-se no compromisso permanente de desenvolver todo conhecimento na construção de uma sociedade mais justa e fraterna, capacitando pessoas na promoção da Paz e da Justiça, zeladores do tempo presente até a pleno desenvolvimento da Civilização do Amor.
    
Sob a proteção de São Francisco de Assis, padroeiro de nossas Escolas e intercessão de Nossa Senhora de Fátima, Mãe da Igreja e nossa Mãe, todos os trabalhos tenham sempre a fecundidade da alegria e do entusiasmo, e que somente Educando com a Graça de Deus podemos discernir sua verdadeira vontade.

               ESCOLA SÃO FRANCISCO – SANTA FÉ

     A Escola de Ensino Fundamental São Francisco – Santa Fé, pertencente à Rede de Escolas São Francisco, mantida pela Sociedade Beneficente e Educacional São Cristóvão, foi idealizada e construída  por Monsenhor Roberto Ludovico Roncato,  um anexo da Escola de 1º e 2º Graus São Francisco, inaugurada no dia 24 de março de 1985.   O objetivo deste novo espaço de ensino era  atender a demanda de jovens e crianças de uma população que se multiplicava, pelo crescimento das comunidades da zona norte e de novos conjuntos habitacionais dos bairros em seu entorno. O local escolhido, de forma estratégica, foi o Parque Santa Fé, na época conhecido como Parque Residencial Santa Fé. No ano da inauguração foi construída uma capela junto à escola, para atender a região, que logo foi elevada à Paróquia São Cristóvão.
    
No dia 07 de junho de 1996, com o falecimento de nosso fundador, assume a Direção Geral das escolas o Padre José Luiz Schaedler, que com espírito empreendedor, dá início a grandes reformas estruturais na instituição. Novos espaços como laboratórios e salões, novas salas de aulas e pátios internos vão sendo idealizados e entregues ao uso da comunidade escolar.
    
Em 2005 foi adquirida a residência familiar ao lado da escola, para ampliação da área escolar, devido ao aumento do número de alunos e as novas necessidades pedagógicas. No ano de 2006 foi inaugurado o novo prédio da pré-escola e do Turno Integral. Neste local também está localizado um pomar, chamado carinhosamente de espaço ecológico “São Francisco”. Neste mesmo ano,  a Paróquia São Cristóvão transfere-se para a Rua Osmindo Julio Kuhn, no mesmo bairro, sendo o local da antiga igreja reformado e transformado em salão de eventos,  utilizado, inclusive, para a realização de Atividades Extras, ampliando não só o espaço físico, como também a atuação pedagógica da instituição.
    
Com 26 anos de atuação na prestação de serviços educacionais é uma Escola especializada na Educação Infantil e Ensino Fundamental anos iniciais. Possui amplas salas de aula, pré-escola, espaços lúdicos aprazíveis, pracinha, espaço ecológico, laboratório de informática, laboratório de ciências, biblioteca voltada à literatura infanto-juvenil, salão de eventos, amplo pátio interno e turno integral. 
    
Durante a caminhada educacional, muitas foram as mudanças, que acompanharam a sociedade e as novidades pedagógicas de cada época, bem como as necessidades que se apresentavam em nossa escola.   
    
Entre tantos projetos realizados, destaca-se a reciclagem de lixo, em uma área  construída junto ao espaço ecológico e que movimenta os alunos e seus responsáveis em torno da consciência ambiental.
    
Ao completar 26 anos de sua fundação, queremos reiterar nosso compromisso em oferecer uma educação capaz de tornar nossas crianças pessoas impregnadas de amor, em que a  solidariedade, a justiça e o compromisso cidadão balizem a conduta dos novos adultos de amanhã. Ao salientar a retrospectiva histórica de nossa Instituição, com sua dedicação e serviços educacionais prestados, estamos refletindo o passado para construir um futuro ainda mais promissor na fé de uma educação de “seres humanos sadios, felizes e prósperos”.

             
ESCOLA SÃO FRANCISCO – ZONA SUL

     No ano de 1977 começam as atividades da Escola São Vicente Mártir, sonho do Pe. Egidio Finck. O objetivo do fundador era abrir um espaço na área da paróquia para atender as crianças com uma educação de confissão católica. Assim, a Igreja realiza sua missão de levar a Boa Nova de Jesus Cristo, através da Educação. As aulas iniciaram com turmas do maternal, jardim,  1ª a 4ª série, supletivo e integrado. No dia 7 de novembro de 1977, a escola recebeu a autorização do Ministério da Educação para o funcionamento, sob a portaria Lei nº 19.518, tendo como mantenedora a Ação Social São Vicente Mártir.
    
A Congregação dos Irmãos Lassalistas, pela sua experiência e missão na educação, assume no ano de 1980 a direção pedagógica e administrativa da escola até o ano de 1989, quando a Paróquia São Vicente Mártir, através de seu pároco Pe. Zeno Hastenteufel, reassume a direção. Reorganiza-se a parte pedagógica e administrativa da escola, com lideranças paroquiais e, já no ano seguinte, inicia-se uma reforma no prédio e a construção de novas salas de aula.
    
No ano de 1993 foi inaugurada a nova escola com a bênção de Dom Osvino Both e a presença do cardeal da cidade de Colônia - Alemanha, colaborador da obra de construção da escola e do ginásio de esportes, que foi construído no ano seguinte e inaugurado no dia  11 de dezembro de 1994, com a presença do Mons. Michel da Arquidiocese de Colônia.
    
Ao longo desses anos, a escola caminhou realizando a sua missão de educar no espírito Cristão, tendo à frente na condução dos trabalhos as lideranças da Paróquia São Vicente Mártir. A história da escola e o crescimento dos desafios pastorais da paróquia, a necessidade de uma ampliação, modernização e os desafios da educação levaram o pároco, Pe. Sérgio Belmonte, com o conselho econômico e paroquial a procurar a  direção da Rede de Escolas São Francisco, na pessoa do Pe. José Luiz Schaedler, para  assumir a direção pedagógica e administrativa da Escola São Vicente Mártir, sabedores estes de sua capacidade e do conceito já firmado e conquistado junto à sociedade porto-alegrense e metropolitana. Após inúmeros encontros e muitas reflexões foi firmado um acordo de cedência com a chancela do Arcebispo Dom Dadeus Grings. A partir do dia 9 de outubro de 2007, a Escola São Vicente Mártir passa a denominar-se Escola de Ensino Fundamental São Francisco - Zona Sul e a integrar-se à Rede de Escolas São Francisco, sob a Direção Geral do Pe. José Luiz Schaedler, que junto com a mantenedora SBESC, começa a executar as mudanças para fortalecer o ensino de qualidade junto à comunidade da Zona Sul de Porto Alegre.
     
A proposta de uma Educação de qualidade que forma seres humanos felizes, sadios e prósperos gerou um crescimento no número de alunos e fortaleceu a Escola São Francisco - Zona Sul, que é percebida junto à comunidade dos bairros da Zona Sul de Porto Alegre. Para atender a demanda de alunos, bem como proporcionar um ambiente com uma educação de qualidade, foi construído no ano de 2009 um novo prédio, com seis salas de aula amplas e modernas, inaugurado no dia 20 de novembro do mesmo ano.
    
O crescimento da Escola São Francisco - Zona Sul se faz visível junto às comunidades no entorno. A procura é muito grande e por isso maior torna-se a responsabilidade de toda a instituição em poder responder às necessidades das famílias com uma educação de qualidade voltada para o conhecimento, como também ser um espaço de convivência que integre e desenvolva a pessoa humana integralmente. Pela educação, forma crianças e jovens para também serem agentes de transformação no mundo, sempre impulsionado-os a viverem o amor de Deus. A Escola São Francisco, como diz o seu lema: “Educando com a graça de Deus!”, continua a obra do Reino de Deus neste mundo, levando todos a assumirem o projeto de vida que Cristo nos ensinou.

               Escola São Francisco – Menino Deus

     A Escola Menino Deus tem uma longa história de serviço educacional contribuindo com o crescimento do bairro e da cidade de Porto Alegre. Em 1931, seus fundamentos foram edificados tendo como proposta uma educação de natureza confessional, formando crianças, jovens e adolescentes numa pequena Escola Paroquial. A partir de 1943, as irmãs Franciscanas Bernardinas conduziram de modo desprendido e com zelo os rumos desta instituição, tendo como missão da congregação oferecer, através do ensino, os princípios de São Francisco de Assis: educar para a Paz edificando o Bem. A presença das irmãs alicerçou as bases de uma educação que constitui um verdadeiro humanismo. Foram 71 anos de dedicação que marcaram,  pelo ensino e pelo testemunho, a vida de tantas pessoas.
    
No ano de 2015 o Menino Deus inicia com uma nova etapa nesta caminhada, agora sendo cuidadosamente conduzido pela Rede de Escolas São Francisco. Nossa história tem uma identificação muito próxima das Irmãs Bernardinas, não só pelo padroeiro São Francisco, mas, sobretudo, pelo amor dedicado à educação que confere competência no ensino, impregnado de valores cristãos. Nossos trabalhos são creditados pela confiança e seriedade, por isso, aceitamos este convite de, junto à comunidade escolar, realizar este novo percurso. Passo a passo, a cada dia, renovando a convicção de que a missão de educar confere atitudes nas pessoas para serem felizes, sadias e prósperas, contribuindo na construção de uma sociedade mais fraterna e com mais justiça. Meio século no cenário educacional indica, sem dúvida, o compromisso sério e respeitado na educação, pois carregamos a responsabilidade de uma missão que ultrapassa os limites do tempo, porque é graça, é dom.

                 CENTRO SOCIAL SÃO FRANCISCO

     Desde 1999 já é refletido pela Rede de Escolas São Francisco o trabalho social junto à região que circunda a Vila Recanto do Sabiá. As atitudes de carinho, a ajuda social e humanitária teve início no bairro Mário Quintana, quando grupos de alunos, professores e voluntários das Paróquias da Área Rubem Berta zelavam pelas famílias desta comunidade. Sem infraestrutura, saneamento básico nem moradias adequadas, os moradores da Vila contavam com o apoio dos voluntários que  trabalhavam com a dstribuição de roupas, alimentos, remédios e refeição, que recebiam todos os sábados. Era servido um sopão, preparado em mutirão, com muito carinho pela comunidade.
    
O terreno do Centro Social São Francisco foi adquirido no ano de 2006 pela Mantenedora Sociedade Beneficente e Educacional São Cristóvão,  levando em consideração a necessidade de realizar um efetivo trabalho social em uma comunidade considerada, pela prefeitura, como a mais carente do município de Porto Alegre. No início dos atendimentos havia um “telheiro de zinco”, onde os colaboradores realizavam as celebrações religiosas, as festas para as crianças e a distribuição de donativos. No ano de 2006 iniciou-se a construção do Centro Social São Francisco, um espaço amplo para o uso da comunidade em diversas atividades.
    
No ano de 2008, a Sociedade Beneficente e Educacional São Cristóvão construiu uma casa para o funcionamento da  sede da Diaconia Santa Isabel, na área do Centro Social, fortalecendo os gestos sociais já existentes e proporcionado a realização de novos projetos que foram surgindo, como  aulas de reforço escolar, artesanato, Primeira Infância Melhor e outros. A inauguração oficial do Centro Social São Francisco e Diaconia Santa Isabel foi no dia 30 de julho de 2008, com a presença do Arcebispo, Dom Dadeus Grings; Diretor Geral, Pe. José Luiz Schaedler; Diácono, Ivo Guizzardi da Cáritas; Diretor do Banco de Alimentos, Antônio Parisi; Vereador, João Carlos Nedel; Diácono, Léo Arthur Eberhardt, da Diaconia Santa Isabel e, sacerdotes,  religiosos da Área e grande público de moradores.  
    
O Centro Social São Francisco é uma referência em educação, solidariedade e religiosidade dentro do Recanto do Sabiá, contribuindo para transformar as realidades sociais existentes, bem como agregando valores e forças aos trabalhos dos moradores da região.                           

Sede da Rede de Escolas São Francisco: Av. Baltazar de Oliveira Garcia, 4879 - Rubem Berta - Cep. 91180.001 - Porto Alegre - RS
Fone: (51) 3272 3800 - E-mail:
redesf@institutosaofrancisco.com.br